Cuidados

with Nenhum comentário

Quando banir um seguidor das redes sociais?

Recentemente precisei avaliar se bania ou não uma pessoa de uma das páginas no facebook que administro. Como profissionais de marketing e/ou administradores de página, devemos ter uma postura de transparência e liberdade, mas também é necessário avaliar com critério usuários que devem ser excluídos da nossa página.

Nesse caso específico, a pessoa entrou em todos as avaliações negativas da empresa e fez comentários de apoio. Mesmo a página tendo uma média de 4,2 de 5.  Obviamente haviam avaliações negativas e foi aí que esse usuário se ‘apegou’. Em seguida, ele ia nos comentários de pessoas pedindo o endereço da empresa e postava frases como:  ‘ Não está vendo que eles só tem reclamações?’, ‘péssimos serviços ‘ , etc. E assim foi em diversos comentários.

Primeiro, fiz contato pedindo o telefone da pessoa, a fim de entender se havia acontecido algo com ela no atendimento, para gerar tanta revolta. Esperei 48h e não obtive resposta. O perfil tem um nome genérico, o que dificulta o reconhecimento, algo que já dispara o sinal  de alerta, pois pode ser simplesmente um perfil gerado pelo concorrente para criar desconforto na página da empresa.

E então, segui para a avaliação de banir esse usuário. Usei 3 critérios para a tomada de decisão:

1) Não havia nada de concreto nos comentários negativos da pessoa. Eram rasos e de linguajar vulgar.

2) O perfil do usuário era contestável, sem nome e com avatar como foto de perfil.

3) Não trazia nenhum tipo de ‘construção’ para a página. Devemos ter em mente que, mesmo as críticas são ferramentas poderosas de melhoria de serviços ou desempenho. Todas as empresas estão suscetíveis a erros, afinal, uma empresa é feita de pessoas. Um usuário ou cliente reclamando deve ser ouvido e respondido. Um seguidor que aparenta desejar simplesmente denegrir a imagem de uma empresa, pode ser sinal de alerta e um pretendente à usuário banido.

Essa ferramenta deve também ser usada quando há comentários racistas e/ou preconceituosos.

O Facebook oferece ferramentas para banir pessoas de uma página para ajudar donos de fan pages a proteger o seu conteúdo de trolls (pessoas cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão) e haters (pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem qualquer critério).

Isto é, essa ferramenta deve também ser usada quando há comentários racistas e/ou preconceituosos.

Assim, membros inconvenientes da rede social podem ser banidos, bloqueados e excluídos de determinada página pelo administrador, utilizando as configurações da rede social.

E como fazer isso?

1) Clique no botão de “Configurações” no topo direito da página;

2)  Encontre a opção “”Pessoas e outras Páginas” no menu da esquerda. Note que na direita está uma lista de “Pessoas que curtiram esta Página”. Clique no ícone de “roda dentada” ao lado do usuário e selecione “Banir da página”;

3) Clique em “Confirmar” para banir o usuário da sua página; PRONTO!

Caso mude de ideia, você pode cancelar o recurso. Para isso, acesse o menu de “Pessoas banidas da Página”. Clique no menu de “roda dentada” ao lado do perfil e selecione “Cancelar o banimento”.

Espero que não aconteça com vocês, mas se acontecer, já estão com o passo-a-passo!

Um grande abraço,

Camila.