Psicologia das cores

with Nenhum comentário

Psicologia das cores

Parte 1) Roxa

A Psicologia das Cores é super importante no Marketing, por ser fundamental para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para nosso benefício.

Cores influenciam diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que:

84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;

93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;

Hoje, vamos abordar a cor Roxa e similares.

É a cor da transformação. Ligada à intuição e espiritualidade.

Estimula a área do cérebro para criatividade e resolução de problemas. Representa sucesso e sabedoria.

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.

O roxo é muitas vezes associado com realeza, nobreza, riqueza, espiritualidade em todo o mundo. Historicamente no Japão, apenas os monges budistas da mais alta hierarquia vestiam roupas roxas. No catolicismo, significa a piedade e a fé.

No Brasil e na Tailândia, o roxo é uma cor de luto. É também a cor da honra – o Coração Roxo é a condecoração militar mais antiga ainda oferecida para membros do exército americano.

Curiosidades:

  • Project Purple (projeto roxo) era o nome do primeiro projeto do iPhone quando estava sendo desenvolvido pela Apple.
  • Para o ser humano, o roxo é cor mais difícil de se enxergar.
  • Existem muitas formas de chamar a cor e suas derivações: lavanda, púrpura real, vermelho púrpura e até lilás (que é a mistura que contém o branco).
  • Não existem muitos animais com essa cor, apenas flores e alguns alimentos. O lilás e o violeta são as cores mais raras na natureza.
  • Na antiguidade, era cor dos que governavam, a cor do poder; no Império Romano, somente o imperador, sua mulher e o herdeiro podiam vestir túnicas da cor roxa. Quem usasse sem permissão era punido com a pena de morte.
  • A cor é muito usada em embalagens de beleza. Isso porque ela simboliza poder, luxo e ambição.
  • Na decoração de casas, o lilás mais claro traz delicadeza e romantismo. Roxos leves evocam sentimentos românticos e nostálgicos, principalmente quando acompanhados de rosa. Muita gente associa a cor escura com melancolia e sentimentos tristes, mas para os criativos, esses tons deixam os ambientes super modernos.

O roxo também está ligado a sexualidade.

  • Marcas conhecidas que usam roxo: Vivo, gnt, Yahoo!

 

 

Deixe uma resposta