Redes Sociais
O que você precisa saber…
Com uma média diária de 3h43 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto navegando entre muitas delas.
O relatório Digital in 2017, do site We Are Social aponta que somente ano passado, foram 19 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, ou seja: quase 10% da população!
Quais são as 5 redes sociais mais usadas no mundo?
Rede Social / Usuários:
- Facebook 2.234.000.000
- Youtube 1.500.000.000
- WhatsApp 1.500.000.000
- Facebook Messenger 1.300.000.000
- Instagram 1.000.000.000
Uma pesquisa feita pelo próprio Facebook indica que os tópicos mais falados no Instagram são moda e beleza, comida, TV e filmes, hobbies e música. Isso porque, empresas desse segmento têm mais facilidade na hora de produzir materiais visuais.
Vale ainda destacar que o Instagram mantém a posição principal da rede social mais popular da atualidade.
Qual a Periodicidade?
Se quiser aparecer bem, mas sem exagerar na dosagem, se mantenha em 4 posts semanais. Caso possa gerar muitos conteúdos, sugiro que não ultrapasse a média considerada de ‘bom tom’: 3 posts diários para o Instagram e 2 para o facebook.
Qual a vida útil de um post?
Muitas variáveis impactam sobre o tempo em que um post ‘dura’. Vou apresentar alguns dados gerais, mas depende muito da R-e-l-e-v-â-n-c-i-a, ou seja, da ‘força’ da sua publicação. Um post relevante traz mais visibilidade e engajamento.
De forma geral, é o seguinte:
Facebook – 5 horas
Instagram – 21 horas
Youtube – 20 dias
Twitter – 18 minutos
LinkedIn – 20 dias.
Existem melhores horários para publicar?
Os horários podem ainda impactar. Vai variar, é claro, de acordo com seu público-alvo e objetivo, mas divido aqui em Facebook e Instagram.
Vamos ao Facebook:
- Os melhores horários para postar no Facebook são Quartas das 12:00h as 14:00h e Quintas das 13:00h às 14:00h.
- Quinta-feira é o melhor dia da semana.
- Os horários mais certeiros incluem dias da semana de 10:00h até às 15:00h.
- Sábado é o dia com menos oportunidade de engajamento.
- Períodos entre 17:00h e 19:00h e horários bem cedo na manhã não são bons, caso seu objetivo é engajamento.
Para a saúde, novos dados indicam que:
- O melhor horário para publicação no Facebook é Sexta-feira ao meio-dia.
- Outros horários com alto engajamento são Segunda às 14:00h, Quarta de 12:00h até às 13:00h, Quinta às 14:00h e 19:00h até 20:00h e Domingo entre 12:00h e 14:00h.
- Sábado tem o menor índice de engajamento para marcas do ramo da saúde.
No Instagram:
- Os melhores horários para se postar no Instagram são Quartas às 15:00h, Quintas às 11:00h, 15:00h às 16:00h e Sextas às 5:00h.
- Quinta é o melhor dia para se postar no Instagram.
- Os horários mais seguros para postagem vão de Terças às Sextas de 9:00h até às 18:00h.
- Domingo é o dia com pior engajamento para o seu Instagram.
Na área de Saúde:
- O melhor horário para publicação é Terça-feira às 13:00h.
- Terça é o melhor dia para publicações desse setor.
- Os horários mais certeiros para postagens vão de 9:00h até às 16:00h de Terças às Sextas.
- Finais de semana não geram tanto engajamento para essas profissionais e empresas de Saúde no Instagram.
Mas você pode ir testando pelo seu público. Essa é a forma ideal de traçar a estratégia. Você sabe analisar seus dados? Se não, considere como um importante estudo para você.
Hashtags (#):
Hashtag é a junção de duas palavras em inglês: hash, que significa jogo da velha e tag que quer dizer etiqueta.
Serve para ajudar as empresas a alcançarem um público ainda maior, já que os usuários as usam, para buscar um determinado tema. No Instagram são permitidas até 30 hashtags por publicação, porém, entre 10-12 é a quantidade indicada para não soar ‘desespero’. No Facebook, ainda não há ao certo, uma definição para seu uso e ainda dizem que hashtags reduzem o alcance das publicações…
E cuidado, use as hashtags pertinentes ao tema que está postando.
Dimensões:
Instagram feed: 1080 x 1080 px.
Instagram Stories: 1080 x 1920 px.
Vídeos para o feed devem ter até 1 minuto.
No caso do IGTV:
O IGTV suporta vídeos no formato MP4. A duração dos vídeos deverá ser de 15 segundos a 10 minutos. Já as contas verificadas ganham um aumento considerável, podendo enviar vídeos de até 60 minutos. Porém, vale notar que vídeos acima de 10 a 60 minutos devem ser enviados de um computador.
Os vídeos devem estar na vertical. A proporção mínima aceita pela plataforma é de 4:5 e máxima de 9:16.
Facebook:
O Facebook aceita imagens de 2048 x 2048 pixels. Porém, na maioria dos casos, o tamanho a ser exibido para os usuários no desktop é por volta de 1200 x 1000 pixels para gravuras sem link externa.
As imagens horizontais devem ter no mínimo 600 x 315 pixels, mas o recomendado é 1200 x 630 pixels.
Como o insta possui 1080 x 1080, também é perfeitamente aceitável para o facebook.
Já as fotos de capa, devem ter as dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura para serem exibidas em smartphones.
Se for impulsionar, cuidado:
A imagem não pode ter mais de 20% de texto. Caso contrário, ela não será aprovada como anúncio pelo Facebook, ou será, mas não terá o mesmo alcance.
Formatos: JPG ou PNG.
Conteúdo
Para finalizar, invista em conteúdo. Dê informações instrutivas e esclarecedoras, o objetivo inicial de uma estratégia digital para profissionais da saúde é orientar e se fortalecer como ‘autoridade’ no assunto. Nem todas as especialidades serão necessárias hoje para uma pessoa, mas entenda, se um belo dia o seu seguidor precisar de um médico na sua área, ele já ‘confia’ e ‘conhece’ você digitalmente. Primeiro você ATRAI, depois ENGAJA e em seguida, CONVERTE (seguidores em pacientes).
Conteúdo é Rei. Na Saúde, Conteúdo é Vida!