Redes Sociais

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Redes Sociais

O que você precisa saber…

Com uma média diária de 3h43 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto navegando entre muitas delas.

O relatório Digital in 2017, do site We Are Social aponta que somente ano passado, foram 19 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, ou seja: quase 10% da população!

Quais são as 5 redes sociais mais usadas no mundo?

Rede Social / Usuários:

 

  1. Facebook                          2.234.000.000
  2. Youtube                            1.500.000.000
  3. WhatsApp                         1.500.000.000
  4. Facebook Messenger       1.300.000.000
  5. Instagram                          1.000.000.000

Uma pesquisa feita pelo próprio Facebook indica que os tópicos mais falados no Instagram são moda e beleza, comida, TV e filmes, hobbies e música. Isso porque, empresas desse segmento têm mais facilidade na hora de produzir materiais visuais.

Vale ainda destacar que o Instagram mantém a posição principal da rede social mais popular da atualidade.

Qual a Periodicidade?

Se quiser aparecer bem, mas sem exagerar na dosagem, se mantenha em 4 posts semanais. Caso possa gerar muitos conteúdos, sugiro que não ultrapasse a média considerada de ‘bom tom’: 3 posts diários para o Instagram e 2 para o facebook.

Qual a vida útil de um post?

Muitas variáveis impactam sobre o tempo em que um post ‘dura’. Vou apresentar alguns dados gerais, mas depende muito da R-e-l-e-v-â-n-c-i-a, ou seja, da ‘força’ da sua publicação. Um post relevante traz mais visibilidade e engajamento.

De forma geral, é o seguinte:

Facebook – 5 horas

Instagram – 21 horas

Youtube – 20 dias

Twitter – 18 minutos

LinkedIn – 20 dias.

 

Existem melhores horários para publicar?

Os horários podem ainda impactar. Vai variar, é claro, de acordo com seu público-alvo e objetivo, mas divido aqui em Facebook e Instagram.

Vamos ao Facebook:

  • Os melhores horários para postar no Facebook são Quartas das 12:00h as 14:00h e Quintas das 13:00h às 14:00h.
  • Quinta-feira é o melhor dia da semana.
  • Os horários mais certeiros incluem dias da semana de 10:00h até às 15:00h.
  • Sábado é o dia com menos oportunidade de engajamento.
  • Períodos entre 17:00h e 19:00h e horários bem cedo na manhã não são bons, caso seu objetivo é engajamento.

Para a saúde, novos dados indicam que:

  • O melhor horário para publicação no Facebook é Sexta-feira ao meio-dia.
  • Outros horários com alto engajamento são Segunda às 14:00h, Quarta de 12:00h até às 13:00h, Quinta às 14:00h e 19:00h até 20:00h e Domingo entre 12:00h e 14:00h.
  • Sábado tem o menor índice de engajamento para marcas do ramo da saúde.

No Instagram:

  • Os melhores horários para se postar no Instagram são Quartas às 15:00h, Quintas às 11:00h, 15:00h às 16:00h e Sextas às 5:00h.
  • Quinta é o melhor dia para se postar no Instagram.
  • Os horários mais seguros para postagem vão de Terças às Sextas de 9:00h até às 18:00h.
  • Domingo é o dia com pior engajamento para o seu Instagram.

Na área de Saúde:

  • O melhor horário para publicação é Terça-feira às 13:00h.
  • Terça é o melhor dia para publicações desse setor.
  • Os horários mais certeiros para postagens vão de 9:00h até às 16:00h de Terças às Sextas.
  • Finais de semana não geram tanto engajamento para essas profissionais e empresas de Saúde no Instagram.

Mas você pode ir testando pelo seu público. Essa é a forma ideal de traçar a estratégia. Você sabe analisar seus dados? Se não, considere como um importante estudo para você.

Hashtags (#):

Hashtag é a junção de duas palavras em inglês: hash, que significa jogo da velha e tag que quer dizer etiqueta.

Serve para ajudar as empresas a alcançarem um público ainda maior, já que os usuários as usam, para buscar um determinado tema. No Instagram são permitidas até 30 hashtags por publicação, porém, entre 10-12 é a quantidade indicada para não soar ‘desespero’. No Facebook, ainda não há ao certo, uma definição para seu uso e ainda dizem que hashtags reduzem o alcance das publicações…

E cuidado, use as hashtags pertinentes ao tema que está postando.

Dimensões:

Instagram feed: 1080 x 1080 px.

Instagram Stories: 1080 x 1920 px.

Vídeos para o feed devem ter até 1 minuto.

No caso do IGTV:

O IGTV suporta vídeos no formato MP4. A duração dos vídeos deverá ser de 15 segundos a 10 minutos. Já as contas verificadas ganham um aumento considerável, podendo enviar vídeos de até 60 minutos. Porém, vale notar que vídeos acima de 10 a 60 minutos devem ser enviados de um computador.

Os vídeos devem estar na vertical. A proporção mínima aceita pela plataforma é de 4:5 e máxima de 9:16.

Facebook:

O Facebook aceita imagens de 2048 x 2048 pixels. Porém, na maioria dos casos, o tamanho a ser exibido para os usuários no desktop é por volta de 1200 x 1000 pixels para gravuras sem link externa.

As imagens horizontais devem ter no mínimo 600 x 315 pixels, mas o recomendado é 1200 x 630 pixels.

Como o insta possui 1080 x 1080, também é perfeitamente aceitável para o facebook.

Já as fotos de capa, devem ter as dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura para serem exibidas em smartphones.

Se for impulsionar, cuidado:

A imagem não pode ter mais de 20% de texto. Caso contrário, ela não será aprovada como anúncio pelo Facebook, ou será, mas não terá o mesmo alcance.

Formatos: JPG ou PNG.

Conteúdo

Para finalizar, invista em conteúdo. Dê informações instrutivas e esclarecedoras, o objetivo inicial de uma estratégia digital para profissionais da saúde é orientar e se fortalecer como ‘autoridade’ no assunto. Nem todas as especialidades serão necessárias hoje para uma pessoa, mas entenda, se um belo dia o seu seguidor precisar de um médico na sua área, ele já ‘confia’ e ‘conhece’ você digitalmente. Primeiro você ATRAI, depois ENGAJA e em seguida, CONVERTE (seguidores em pacientes).

Conteúdo é Rei. Na Saúde, Conteúdo é Vida!